CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA


Disponível em: https://br.depositphotos.com/search/matematica.html?qview=6403778

Acesso em 01 set. 2017

Imagem: Lição de casa

 

A aprendizagem em Matemática está ligada à compreensão, isto é, à apreensão do significado; apreender o significado de um objeto ou acontecimento pressupõe vê-lo em suas relações com outros objetos e acontecimentos. Assim, 

 

I - O contexto histórico possibilita ver a Matemática em sua prática filosófica apenas.

II - O contexto histórico possibilita ver a Matemática em sua prática filosófica científica e social.

III - A compreensão histórica da Matemática contribui para a compreensão do lugar que ela tem no mundo. 

IV - Os recursos didáticos como jogos, livros, vídeos, calculadoras, computadores e outros materiais têm um papel importante no processo de ensino e aprendizagem.

V - O conhecimento matemático deve ser apresentado aos alunos como historicamente construído e em permanente evolução.

 

Estão corretas as afirmativas:


I, II e IV


II, III e IV


I, II, IV e V


II, III, IV e V


I, II, III e V

Texto 01

O desenvolvimento das habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar, estão intrinsecamente relacionadas a algumas formas de organização da aprendizagem matemática, com base na análise de situações da vida cotidiana, de outras áreas do conhecimento e da própria Matemática. Os processos matemáticos de resolução de problemas, de investigação, de desenvolvimento de projetos e da modelagem podem ser citados como formas privilegiadas da atividade matemática, motivo pelo qual são, ao mesmo tempo, objeto e estratégia para a aprendizagem ao longo de todo o Ensino Fundamental.

 

I- Os processos de aprendizagem da matemática são potencialmente ricos para o desenvolvimento de competências fundamentais para o letramento matemático.

 

Porque

 

II- A aprendizagem matemática não se traduz em apenas resolver operações, e sim, em analisar, decodificar, identificar, sintetizar, significar, projetar.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
 


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
 


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
 


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
 


As asserções I e II são proposições falsas.

No que se refere ao sistema de numeração, Centurion (1995) aponta que o mesmo é utilizado atualmente, na maioria de nossas culturas contemporâneas, e é denominado sistema indo-arábico. O mesmo trata-se de um sistema decimal, daí porque usualmente nos referimos a ele chamando-o de sistema de numeração decimal. A palavra decimal tem sua origem na palavra “decem”, que significa dez, pois, assim como vários sistemas de numeração antigos, o nosso atual sistema também é de base dez, ou seja, os agrupamentos são sempre feitos de dez em dez.

Acerca dessa asserção,  analise as alternativas abaixo em classifique em verdadeira ou falsas.

 

  • O conjunto dos números naturais servem para contar coisas, podemos sempre supor algo a “mais” a ser contado, para isso precisamos de um novo número, o seguinte na sucessão dos números naturais. Mediante está afirmação, todo número natural tem um sucessor, e consequentemente um antecessor.
  • No sistema de numeração decimal, cada algarismo escrito imediatamente à esquerda de outro tem um valor dez vezes maior que teria se tivesse na posição do outro.
  • No sistema de numeração decimal o algarismo tem valor posicional, o que significa que ele tem um valor absoluto; o valor do algarismo depende da posição que ele ocupa no número. E o valor relativo, que é o valor do próprio algarismo.
  • O sistema de numeração decimal é multiplicativo, visto que o valor do algarismo é multiplicado pelo valor da casa ocupada.
  • O ensino do sistema de numeração decimal deve considerar a exploração e/ou manipulação de diferentes recursos pedagógicos; a articulação dos princípios do sistema de numeração com as regras das operações matemáticas e o trabalho com diferentes bases. 

É correto o que se afirma em:



V, F, F, V, V


V, F, V, F, V


V, V, F, V, V


V, V, V, V, V


V, V, V, F, V

Curiosidade! Um ano é bissexto (fevereiro com 29 dias) quando o número que representa o ano for divisível por 4 ou, no caso dos anos terminados por 00, quando for divisível por 400.

Leia e analise as alternativas abaixo e em seguida assinale a única alternativa ERRADA.


Um número é divisível por 5, quando termina em 5 ou 0.


Chamamos de número perfeito, o número natural em que a soma de todos os seus divisores com exceção dele mesmo, for igual ao próprio número.


Um número natural é divisível por 9, quando a soma dos valores absolutos de seus algarismos é um número divisível por 9.


O ano do descobrimento do Brasil (consideremos o ano de chegada da frota comandada por Cabral) foi um ano bissexto .


Todos os números pares são divisíveis por 2.

Toda linha poligonal fechada é chamada de polígono. A palavra polígono vem do grego, onde poli significa muitos, e o sufixo gonos indica ângulo. O TRANGRAM é um jogo formado por peças que possuem o formato de polígonos. 

Com base nesta afirmação, analise a figura abaixo, formada com as peças de um TANGRAM e, em seguida, assinale a única alternativa INCORRETA.

tangran.jpg


Os triângulos possuem 3 vértices, 3 arestas e 3 ângulos.


Em meio as peças que compõem o TANGRAM, apenas duas fazem parte do grupo dos quadriláteros. São elas: o quadrado e o paralelogramo.


Todas as peças do TANGRAM no formato de triângulos fazem parte do grupo dos triângulos retângulos.


O TANGRAM possui 5 peças no formato de triângulos, uma no formato de quadrado e uma no formato de paralelogramo.


O TANGRAM possui 5 peças no formato de triângulos, uma no formato de quadrado e uma no formato de trapezio.

Para obter a distância que a Lua estava acima do horizonte, dever-se-ia calcular uma distância que nunca poderia ser medida por um ser humano comum. Para resolver este problema, esticava-se o braço e se calculava quantos dedos comportava o espaço entre a Lua e o horizonte ou então, segurava-se um fio entre as mãos afastadas do corpo e se media a distância.

Os braços deveriam permanecer bem esticados para que a resposta fosse a mais fiel possível. A medida era diferente de uma medida comum e este modo foi o primeiro passo para medir um ângulo, objeto este que se tornou importantíssimo no contexto científico”. Disponível em: .

Os ângulos podem ser classificados de acordo com a abertura entre as semiretas que os compõem.

Com base nessa afirmação numere a segunda coluna de acordo com a primeira.


Angulos_2.jpg

É correto apenas o que se afirma em:


4, 2, 3, 1


3, 1, 4, 2


3, 4, 2, 1


4, 3, 1, 2


2, 4, 3, 1

O ato de dividir implica em repartir o todo em partes iguais. Assim, dados dois números inteiros, chama-se divisão entre estes números a operação que nos fornece um terceiro número, que indica quantas vezes o primeiro contém o segundo. Assim, em uma divisão temos um número inteiro que será dividido, o número que indica quantas vezes o inteiro será repartido, e um número que representará o resultado da divisão, podendo sobrar resto ou não.

Sobre os termos da divisão complete a frase,

 

___________________ é o algoritmo que está sendo dividido, __________________é o algoritmo que indica quantas vezes o dividendo será repartido, _____________________é o algoritmo que indica o resultado da operação e o ______________ é a sobra ou não da divisão.

 

É correto apenas o que se afirma em:


Dividendo, divisor, quociente e resto.


Dividendo, quociente, divisor e resto.


Quociente, divisor, dividendo e resto.


Divisor, quociente, dividendo e resto.


Divisor, dividendo, quociente e resto.

Para a festa de aniversário da Isadora foram comprados dois baldes de sorvetes, ambos com a mesma quantidade do produto.

 baldes_de_sorvete.jpg

Um dos baldes continha quantidades iguais dos sabores abacaxi, morando e menta; e o outro, quantidades iguais dos sabores abacaxi e chocolate.

É correto o que se afirma que, nessa compra, a fração correspondente à quantidade total de sorvete de abacaxi foi:


3/5


2/5


2/3


2/6


5/6

O conjunto de todas as frações equivalentes á fração dada é chamada de classe de equivalência. Essa equivalência de fração pode enunciar a propriedade fundamental das frações.

 Com base nesta afirmação classifique as afirmativas abaixo em verdadeiras ou falsas, em seguida assinale a sequência correta.

 

  • Ao multiplicar ou dividir o numerador de uma fração por um mesmo número diferente de zero, obteremos uma fração equivalente à fração dada.  
  • Se multiplicarmos ou dividirmos o numerador e o denominador de uma fração por um mesmo número diferente de zero, obteremos uma fração equivalente à fração dada.  
  • Ao multiplicar ou dividir o denominador de uma fração por um mesmo número diferente de zero, obteremos uma fração equivalente à fração dada.  
  • Simplificar (tornar mais simples) uma fração sem alterar o seu valor implica em transforma-la em outra fração equivalente, porém, com números menores. 
  • Frações equivalentes, são frações que são escritas de forma diferentes, porém, representam a mesma quantidade 1/2 e 2/4 . 

F, F, V, V, V


V, F, F, V, V


F, F, V, F, V


F, V, F, V, V


V, F, F, F, V

Gérard Vergnaud, diretor de pesquisa do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) da França, discípulo de Piaget, amplia e direciona, em sua teoria, o foco piagetiano das operações lógicas gerais, das estruturas gerais do pensamento, para o estudo do funcionamento cognitivo do “sujeito-em-situação”.

Vergnaude (1991) descreve que o Sistema de Numeração Decimal deve considerar:

  1. A articulação dos princípios do sistema de numeração com regras das operações matemáticas.
  2. O trabalho diferenciado com apenas uma base.
  3. O trabalho com diferentes bases.
  4. A exploração e ou manipulação de diferentes recursos pedagógicos.
  5. A exploração conceitual do significado dos números.

Estão corretas as alternativas:


1, 2 e 3.


1, 3, e  4.


1, 2, 3, 4, e 5


2, 3, e  4.


1, 3, 4 e 5.

Páginas: 12345678